sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Liberte seu Wi-Fi


Todos que colocam rede wireless em casa, imediatamente já configuram o router para proteger o seu computador ou rede (certo) e também evitar que alguém use sua banda de internet gratuitamente (será?).
Conversando com um amigo mega-geek sobre como proteger minha banda wireless, ele rapidamente me retrucou: "porque não deixa seu wireless aberto?"
Começou sua explicação sobre geek etiquette dizendo que deixando em aberto você mostra cordialidade para com outros usuários, pois é como oferecer um copo d'água ou uma xícara de açúcar ao seu vizinho que precisa. Ele complementa dizendo que se todos tivessem essa postura, qualquer pessoa andando pela vizinhança a passeio poderia ter wireless no meio da rua, em qualquer lugar e em todo tempo. Imagina você a turismo fora da sua cidade com internet livre pelas ruas?

Mas aí vem algumas questões: é seguro deixar o wireless aberto? Alguém poderia usar a rede pra enviar spam, pornografia infantil e outras coisas inapropriadas e a responsabilidade cair sobre o seu endereço de I.P. Verdade. Mas o fato é que alguns especialistas afirmam que o risco é muito baixo para tanta preocupação. Além do mais, segurança é sempre um trade-off; tem gente que não tranca a porta de casa, que dirije falando no celular e se submete a riscos (de vida) bem maiores.

Eu optei por deixar meu wireless aberto. Se todos fizerem o mesmo, imaginem a grande cobertura com redes se somando pelas ruas. O mundo iria ser um lugar bem mais divertido.

Leia mais nesse artigo da conceituada revista Wired.

(dica do amigo mega-geek Felippe)

Um comentário:

alvalmeida disse...

Erik,
Interessante o artigo. Bruce Scheiner é uma sumidade do mundo da segurança com livros publicados inclusive no Brasil(Seguranca.com).
Existe aquele projeto da Google para espalhar várias redes Wi-Fi em uma cidade da Califórnia. E existem projetos para habilitar Wi-Fi em lugares de baixa-renda (nos EUA) e outros lugares. Chama-se OpenMesh. Eles possuem um site (www.openmesh.com)
Veja aqui maiores detalhes
http://www.dailywireless.org/2008/03/11/the-open-mesh-revolution/