sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Liberte seu Wi-Fi


Todos que colocam rede wireless em casa, imediatamente já configuram o router para proteger o seu computador ou rede (certo) e também evitar que alguém use sua banda de internet gratuitamente (será?).
Conversando com um amigo mega-geek sobre como proteger minha banda wireless, ele rapidamente me retrucou: "porque não deixa seu wireless aberto?"
Começou sua explicação sobre geek etiquette dizendo que deixando em aberto você mostra cordialidade para com outros usuários, pois é como oferecer um copo d'água ou uma xícara de açúcar ao seu vizinho que precisa. Ele complementa dizendo que se todos tivessem essa postura, qualquer pessoa andando pela vizinhança a passeio poderia ter wireless no meio da rua, em qualquer lugar e em todo tempo. Imagina você a turismo fora da sua cidade com internet livre pelas ruas?

Mas aí vem algumas questões: é seguro deixar o wireless aberto? Alguém poderia usar a rede pra enviar spam, pornografia infantil e outras coisas inapropriadas e a responsabilidade cair sobre o seu endereço de I.P. Verdade. Mas o fato é que alguns especialistas afirmam que o risco é muito baixo para tanta preocupação. Além do mais, segurança é sempre um trade-off; tem gente que não tranca a porta de casa, que dirije falando no celular e se submete a riscos (de vida) bem maiores.

Eu optei por deixar meu wireless aberto. Se todos fizerem o mesmo, imaginem a grande cobertura com redes se somando pelas ruas. O mundo iria ser um lugar bem mais divertido.

Leia mais nesse artigo da conceituada revista Wired.

(dica do amigo mega-geek Felippe)

Wonder How To?



Este é provavelmente um dos sites mais úteis e engraçados da seção "utilidades da internet".

O interessante Wonderhowto.com reúne uma coleção imensa de "vídeos com instruções" para se fazer praticamente qualquer tipo de coisa, desde dar um simples nó em gravata até fazer um pequeno foguete com palito de fósforo que sai voando pela sala.

Lá você encontra também coisas incríveis e bizarras como consertar um DVD arranhado e até hackear o elevador do seu prédio para que não pare em nenhum andar antes do seu. Tudo isso separado em várias categorias à sua escolha.

Definitivamente, vale o clique e o bookmark.

Ursinhos Carinhosos é o escambau!


Taí um álbum que acabou passando batido e muita gente pode não ter conhecido...
Mas vale catar o "Soft Machine" dos suecos (sim) do Teddybears... O single "Cobra Style" é um clássico, bem como seu clipe, genial!

O CD não saiu por aqui, mas na versão digital pelo menos ele aparece em algumas lojas online... Se quiser assistir ao (também) ótimo "Punk Rocker" com participação de Iggy Pop, clique aqui.
O trio está meio parado há um tempinho, mas o MySpace deles está aqui.

Você acha que tem muitos discos?


Vale exercitar um pouco o seu Inglês e assistir a este vídeo ali embaixo (tem 7' de duração tão bem editados que você mal sente o tempo passar).
Trata-se de uma matéria com o dono da maior coleção de discos do Mundo, Paul Mawhinney (foto) que tem mais de 1 milhão de álbuns, 1,5 milhão de singles e mais de 6 milhões de Músicas em seu acervo. Infelizmente por problemas de saúde ele está tendo que se desfazer de tudo. Um legado avaliado em USD$ 50 milhões, que Paul está disposto a vender por USD$ 3 milhões e até agora não recebeu uma oferta decente, sequer. É emocionante...

A história sonora do século 20 está a venda. Rezemos para que isto vá parar em boas mãos...
Valeu pela dica, Gianzito!

O pequeno que satisfaz...


No momento onde os notebooks apontam para o iminente fim da era desktops, a mobilidade fala cada vez mais alto. Com celulares se tornando verdadeiros computadores de mão, a nova tendência do mercado é a crescente onda dos chamados netbooks (muito menores e mais leves que os laptops, voltados para quem pretende usar muito mais em viagens ou não aguenta mais carregar peso em mochilas desengonçadas, com acesso fácil a Internet e cada vez mais cheios gadgets).
No Brasil, oficialmente a Positivo (com o MoBo) e a CCE Info (com o WinBook 10) garantem seus modelos no mercado. Dos importados, a Asus (com o Eee PC), a HP (com o Mini Note PC 2133) e outros montes de fabricantes diversos se proliferam seus pocket-lançamentos. Até mesmo a Apple parecia que esta semana durante a Macworld iria apresentar seu modelo (tudo levava a crer, mas acabou não rolando).

Eis que a Sony apresentou a "Ferrari" dos netbooks, o Vaio P Netbook das fotos (tão pequeno que pode ser levado no bolso de um paletó e pesa 600 gramas!!!). Alguns destaques do bichinho são a tela de 8 polegadas com leds e resolução de 1600 X 768, processador Intel 1.33 GHz; Windows Vista (ninguém é perfeito - mas dá prá trocar...); Wi-Fi; Bluetooth, dock para colocar chip de navegação 3G; GPS (mesmo sem conexão de Internet); 2GB RAM; 60GB HD ou 128 GB SSD, bateria que dura 4 horas, várias opções de cor e um monte de maravilhas que só os japoneses tiveram a manha de fazer...

Chega às lojas (lá fora) no final de Janeiro e vai custar USD$ 900 - OK, é um dos mais caros modelos presentes no mercado. Mas estamos falando do state of the art dos netbooks.
Se quiser continuar a babar, clique aqui.
Dica do sempre bom, LikeCool.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Comercial sensacional!


A evolução da Tecnologia desde a pré-história ao futuro no comercial da mega cadeia de (128) lojas da Saturn, que domina o mercado de Eletro-Eletrônicos e Home Entertainment na Alemanha e outros países europeus (veja a foto da "lojinha" modesta deles em Hamburgo)...
E pode chapar com o spot...

Se lê Alemão, o site da Saturn é este aqui. Acredite, eles não tem site em Inglês.

Duvido acertar onde fica Burkina Faso.



Você se amarrava nas aulas de geografia, já viajou pelo mundo ou adora ficar olhando mapas dos países? O Geosense.net é o joguinho perfeito pra você.

Você pode entrar como visitante ou se cadastrar, jogar sozinho ou contra outros pela internet. O joguinho te mostra na tela um mapa mundi e você tem que acertar com o mouse a localização exata da cidade e país que o jogo apresenta, tudo isso num determinado tempo. Depois que você clica o local, o jogo indica a localização correta da cidade e te diz por quantos quilômetros você errou, calculando quantos pontos você fez. É bem viciante.

Se você se acha viajado e que sabe tudo de localização das cidades e países, desafie seus conhecimentos. Duvido acertar Ouagadougou em Burkina Faso ;)

Clique aqui e tente.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Palavras de um torcedor genial.



Pare e pense porque você gosta do seu time de futebol.

Não sou e nunca fui botafoguense, mas assistir ao João Moreira Salles narrando sobre o que é ser botafoguense, dá até vontade de ser, tamanho romantismo, brilhantismo e precisão das palavras.

No meio da entrevista, João Moreira Salles diz que gosta de uma porção de coisas, mas das coisas que gosta, a que mais gosta é o botafogo. Não precisa gostar do botafogo para assistir, pois ela é pra quem gosta de futebol.

Essa entrevista consegue fazer o futebol ficar ainda mais belo.

Genial.

Vai com Deus, DRM...


Durante a MacWorld 2009 que está rolando até o dia 09 de Janeiro em São Francisco (Califórnia) fatos, fotos, lançamentos e curiosidades colocam a Apple como tema do dia para geeks.
Desde a "não-presença" do Steve Jobs na abertura do evento (por conta de seu debilitado estado de saúde), somado a declarações que esta será a última participação oficial da corporação nas futuras edições do evento (coisa mais sem sentido que pode haver), na tarde desta Terça (06 de Janeiro) foram anunciadas algumas mudanças na plataforma do iTunes...

O destaque foi a tão falada venda de arquivos sem DRM (um clamor de muito tempo dos consumidores e um pedido insistente do Steve Jobs). Também foi comunicado que usuários dos modelos mais novos do iPhone agora poderão comprar faixas diretamente do iTunes usando a rede 3G de seus aparelhos (mas calma, sem cartão de crédito internacional com endereço nos Estados Unidos, ou cartões pré-pagos deles, a coisa não funciona aqui). Antes portadores de iPhones só podiam comprar no iTunes usando redes wi-fi ou via computador.

Novos preços
No dia 1º de Abril, haverão novas categorias de preços para venda dos singles (efetivas para os Estados Unidos), que vão ser sub-divididos em USD$ 0,69; USD$ 0,99 (antigo preço padrão único) e USD$ 1,29. Segundo declaração do Steve Jobs, "como grande parte do acervo do iTunes é de títulos de catálogo - os não-lançamentos - a tendência é que haja muito mais oferta de títulos vendidos a USD$0,69 do que faixas vendidas a USD$1,29...".

Presença no mercado americano
Outro dia falamos que as vendas digitais, feitas por sites pelo iTunes, cresceram 27% nos Estados Unidos, e pela primeira vez ultrapassaram a marca de 1 bilhão de unidades, com 1,07 bilhão de unidades vendidas. Este é o lado do business que aponta para o futuro do mercado. Isto claramente é uma demostração do peso do iTunes.

O que você tem a ver com o fim do tal DRM?
Caso você tenha um iPhone, iPod ou não, a decisão conjunta da Apple e das gravadoras de encerrrar as vendas com DRM dá fim a uma postura que só era enxergada positiva por alguns executivos da indústria fonográfica, míopes a ponto de achar que era possível "conter" a pirataria e troca de arquivos usando o gerenciador. Isto era péssimo para o consumidor que decidisse comprar uma música oficialmente e decidisse por exemplo trocar de aparelho (fosse ele, iPhone, iPod, celular ou qualquer MP3 player), afinal ele não poderia transportar o arquivo comprado (e pago), para outro de sua propriedade. E se você fosse roubado? Se perdesse seu aparelho? Teria de re-comprar a Música? Até então, sim (se não quisesse passar por um processo burocrático). Agora, com o arquivo comprado oficialmente e sem DRM, você vai poder salvá-lo em seu computador e ter um backup.
A situação é tão bizarra graças a isto, que lojas digitais do Brasil (quando vendem arquivos para donos de iPods) se vêem "obrigadas" a ensinar que o consumidor faça uma cópia em CD do arquivo comprado e depois façam a tal conversão para o padrão usado no iPod (o AAC). Só esta operação de "ensinar" já transgride a chamada proteção do arquivo "contra cópias". Desdobramentos como este (e são muitos, acredite), ficam para a posteridade. A tendência é que as lojas digitais brasileiras pressionem as gravadoras para dar fim ao DRM por aqui o mais rapidamente possível.

O que isto muda aqui?
Em meados de 2008 falou-se bastante na chegada da iTunes Music Store no Brasil (somado ao fato da bem sucedida venda de iPods e agora iPhones), mas até agora pouco se viu de fatos concretos. Certamente uma boa batalha com as gravadoras daqui, em torno de uma política de preço que seja sedutora para o consumidor está por vir (já que em nosso país, quem tem grana para comprar música digital oficial, tem banda larga e está careca de baixar arquivos sem pagar nada). Com o preço médio praticado no mercado que temos, infelizmente a compra legal seduz pouco ou quase nada às pessoas.

Não sou defensor de monopólios, não trabalho para a Apple, acredito que as pessoas têm direito a comprar o player que bem entendam, mas penso que o então iPod (hoje sendo paulatinamente substituido pelo iPhone) tem a plataforma integradora (senão a mais completa), mais simples para um consumidor "normal" que não queira ser um geek. Que faz com que operações possam ser concluídas de forma lógica e com poucos cliques. Esta mentalidade lógica desenvolvida e usada exaustivamente pela Apple é que tem de ser tomada por exemplo.

Caso não haja uma visão estratégica simples, um garoto de 14 anos continuará incentivado a baixar músicas ilegalmente, afinal ele provavelmente não terá um CPF e/ou não será dono de um cartão de crédito. Venda de Música Digital no Brasil de hoje, é assunto para maiores de 18 anos. Ou democratizamos isto para uma forma simples, ou estaremos fadados a continuar assistindo a um tombo maior da Indústria da Música que faz a trilha sonora da vida de todos nós.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Mundinho virtual pequeno e fascinante.



Essa não é mais uma comunidade qualquer pra você participar. A Small World é uma rede social para ricos e famosos. Neste pequeno e restrito mundo virtual voce encontra celebridades como Paris Hilton, Tiger Woods, Nelson Angelo Piquet, além de sobrenomes famosos do jet set mundial como Rockfeller, Forbes, entre outros.

O ASW (como é chamado) conta hoje com 270 mil membros no mundo todo (2 mil no Brasil) e para ingressar nesse mundo só recebendo convite, dos quais menos de 20% dos membros possuem o privilégio de enviar.

Além da convivência com os ricos e famosos na mesma comunidade, dentre as coisas mais legais do ASW estão: os banners mais luxuosos e caros da net (Rolex, Louis Vuitton, Mercedes-Benz, Moet & Chandon), a possibilidade de ser convidado para festas fechadas dos membros ASW em grandes cidades do mundo inteiro, de saber quais membros estão na mesma cidade que você, receber tratamento VIP em hotéis, participar em eventos promocionais e de lançamento de artigos de luxo, entre outras coisas muuuito legais.
Outra coisa interessante do ASW são as regras de etiqueta: se voce não se comportar e sair adicionando todo mundo, depois de 3 tentativas voce é sumariamente banido da comunidade. E acredite, já houveram mais de 500 expulsos!

Então corra atrás do seu convite e, se conseguí-lo, comporte-se.

domingo, 4 de janeiro de 2009

I draw pictures from your titles.



Imagine um artista no qual a gente pudesse enviar frases com temas e a partir desses temas ele fizesse um desenho inspirado na frase enviada e publicasse no site dele..."Hi my name is Sam, I draw pictures from your titles." Assim o explodingdog de Sam Brown começou em meados de 2001 com uma simples formula de interação autor-leitor: você envia uma frase sobre algum sentimento, acontecimento ou qualquer outra coisa que dê na telha e ele transforma num incrível desenho de traços simples, cheio de cores e com grande toque de humor e simplicidade.

O Explodingdog.com durante os anos foi se aperfeiçoando e criando personagens como o cachorro, o passarinho, robôs, peixes e outras figuras para representar os temas das frases dos leitores e o site fez tanto sucesso que hoje os desenhos podem ser encomendados, virar capa de Iphone, camiseta, caneca, papel de parede e outras coisas. Grande sacada.

Um dos desenhos que mais gosto é "After you give your heart away".
Explodingdog.com é super cool e vale o clique (dica: confira os desenhos do arquivo).

Darwin Awards 2008

E o Darwin Awards 2008 vai para o nosso padre voador!

Nosso querido e coitado padre voador catarinense Adelir Antonio de Carli, que num ato de insanidade saiu voando pendurado em balões de aniversário e sumiu do mapa, finalmente ganhou algum reconhecimento: o Darwin Awards 2008.

Pra quem não sabe, o Darwin Awards premia anualmente as maiores burrices cometidas por seres humanos que levaram acidentalmente(?) à morte - como o próprio site do prêmio declara: "named in honor of Charles Darwin, the father of evolution, the Darwin Awards commemorate those who improve our gene pool by removing themselves from it."

Enquanto estava desaparecido, a foto do padre com os balões circulou pela net com inúmeros cenários e acabou virando um hit na net. Infelizmente, depois de um tempo o corpo do padre foi achado boiando milhares de quilômetros de onde tinha desaparecido. O padre voador até levou um GPS, mas preferiu que Deus o guiasse...descanse em paz.
Clique aqui para conferir.

Paz


Por um pouco de Paz, neste início de ano.