sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Liberte seu Wi-Fi


Todos que colocam rede wireless em casa, imediatamente já configuram o router para proteger o seu computador ou rede (certo) e também evitar que alguém use sua banda de internet gratuitamente (será?).
Conversando com um amigo mega-geek sobre como proteger minha banda wireless, ele rapidamente me retrucou: "porque não deixa seu wireless aberto?"
Começou sua explicação sobre geek etiquette dizendo que deixando em aberto você mostra cordialidade para com outros usuários, pois é como oferecer um copo d'água ou uma xícara de açúcar ao seu vizinho que precisa. Ele complementa dizendo que se todos tivessem essa postura, qualquer pessoa andando pela vizinhança a passeio poderia ter wireless no meio da rua, em qualquer lugar e em todo tempo. Imagina você a turismo fora da sua cidade com internet livre pelas ruas?

Mas aí vem algumas questões: é seguro deixar o wireless aberto? Alguém poderia usar a rede pra enviar spam, pornografia infantil e outras coisas inapropriadas e a responsabilidade cair sobre o seu endereço de I.P. Verdade. Mas o fato é que alguns especialistas afirmam que o risco é muito baixo para tanta preocupação. Além do mais, segurança é sempre um trade-off; tem gente que não tranca a porta de casa, que dirije falando no celular e se submete a riscos (de vida) bem maiores.

Eu optei por deixar meu wireless aberto. Se todos fizerem o mesmo, imaginem a grande cobertura com redes se somando pelas ruas. O mundo iria ser um lugar bem mais divertido.

Leia mais nesse artigo da conceituada revista Wired.

(dica do amigo mega-geek Felippe)

Wonder How To?



Este é provavelmente um dos sites mais úteis e engraçados da seção "utilidades da internet".

O interessante Wonderhowto.com reúne uma coleção imensa de "vídeos com instruções" para se fazer praticamente qualquer tipo de coisa, desde dar um simples nó em gravata até fazer um pequeno foguete com palito de fósforo que sai voando pela sala.

Lá você encontra também coisas incríveis e bizarras como consertar um DVD arranhado e até hackear o elevador do seu prédio para que não pare em nenhum andar antes do seu. Tudo isso separado em várias categorias à sua escolha.

Definitivamente, vale o clique e o bookmark.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Duvido acertar onde fica Burkina Faso.



Você se amarrava nas aulas de geografia, já viajou pelo mundo ou adora ficar olhando mapas dos países? O Geosense.net é o joguinho perfeito pra você.

Você pode entrar como visitante ou se cadastrar, jogar sozinho ou contra outros pela internet. O joguinho te mostra na tela um mapa mundi e você tem que acertar com o mouse a localização exata da cidade e país que o jogo apresenta, tudo isso num determinado tempo. Depois que você clica o local, o jogo indica a localização correta da cidade e te diz por quantos quilômetros você errou, calculando quantos pontos você fez. É bem viciante.

Se você se acha viajado e que sabe tudo de localização das cidades e países, desafie seus conhecimentos. Duvido acertar Ouagadougou em Burkina Faso ;)

Clique aqui e tente.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Palavras de um torcedor genial.



Pare e pense porque você gosta do seu time de futebol.

Não sou e nunca fui botafoguense, mas assistir ao João Moreira Salles narrando sobre o que é ser botafoguense, dá até vontade de ser, tamanho romantismo, brilhantismo e precisão das palavras.

No meio da entrevista, João Moreira Salles diz que gosta de uma porção de coisas, mas das coisas que gosta, a que mais gosta é o botafogo. Não precisa gostar do botafogo para assistir, pois ela é pra quem gosta de futebol.

Essa entrevista consegue fazer o futebol ficar ainda mais belo.

Genial.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Mundinho virtual pequeno e fascinante.



Essa não é mais uma comunidade qualquer pra você participar. A Small World é uma rede social para ricos e famosos. Neste pequeno e restrito mundo virtual voce encontra celebridades como Paris Hilton, Tiger Woods, Nelson Angelo Piquet, além de sobrenomes famosos do jet set mundial como Rockfeller, Forbes, entre outros.

O ASW (como é chamado) conta hoje com 270 mil membros no mundo todo (2 mil no Brasil) e para ingressar nesse mundo só recebendo convite, dos quais menos de 20% dos membros possuem o privilégio de enviar.

Além da convivência com os ricos e famosos na mesma comunidade, dentre as coisas mais legais do ASW estão: os banners mais luxuosos e caros da net (Rolex, Louis Vuitton, Mercedes-Benz, Moet & Chandon), a possibilidade de ser convidado para festas fechadas dos membros ASW em grandes cidades do mundo inteiro, de saber quais membros estão na mesma cidade que você, receber tratamento VIP em hotéis, participar em eventos promocionais e de lançamento de artigos de luxo, entre outras coisas muuuito legais.
Outra coisa interessante do ASW são as regras de etiqueta: se voce não se comportar e sair adicionando todo mundo, depois de 3 tentativas voce é sumariamente banido da comunidade. E acredite, já houveram mais de 500 expulsos!

Então corra atrás do seu convite e, se conseguí-lo, comporte-se.

domingo, 4 de janeiro de 2009

I draw pictures from your titles.



Imagine um artista no qual a gente pudesse enviar frases com temas e a partir desses temas ele fizesse um desenho inspirado na frase enviada e publicasse no site dele..."Hi my name is Sam, I draw pictures from your titles." Assim o explodingdog de Sam Brown começou em meados de 2001 com uma simples formula de interação autor-leitor: você envia uma frase sobre algum sentimento, acontecimento ou qualquer outra coisa que dê na telha e ele transforma num incrível desenho de traços simples, cheio de cores e com grande toque de humor e simplicidade.

O Explodingdog.com durante os anos foi se aperfeiçoando e criando personagens como o cachorro, o passarinho, robôs, peixes e outras figuras para representar os temas das frases dos leitores e o site fez tanto sucesso que hoje os desenhos podem ser encomendados, virar capa de Iphone, camiseta, caneca, papel de parede e outras coisas. Grande sacada.

Um dos desenhos que mais gosto é "After you give your heart away".
Explodingdog.com é super cool e vale o clique (dica: confira os desenhos do arquivo).

Darwin Awards 2008

E o Darwin Awards 2008 vai para o nosso padre voador!

Nosso querido e coitado padre voador catarinense Adelir Antonio de Carli, que num ato de insanidade saiu voando pendurado em balões de aniversário e sumiu do mapa, finalmente ganhou algum reconhecimento: o Darwin Awards 2008.

Pra quem não sabe, o Darwin Awards premia anualmente as maiores burrices cometidas por seres humanos que levaram acidentalmente(?) à morte - como o próprio site do prêmio declara: "named in honor of Charles Darwin, the father of evolution, the Darwin Awards commemorate those who improve our gene pool by removing themselves from it."

Enquanto estava desaparecido, a foto do padre com os balões circulou pela net com inúmeros cenários e acabou virando um hit na net. Infelizmente, depois de um tempo o corpo do padre foi achado boiando milhares de quilômetros de onde tinha desaparecido. O padre voador até levou um GPS, mas preferiu que Deus o guiasse...descanse em paz.
Clique aqui para conferir.