segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Império japonês. Só que do streetwear.



Uma marca japonesa vem aparecendo cada vez mais na Mídia em geral. É a BAPE (A Bathing Ape) criada por Tomoaki “Nigo” Nakao (o cara da foto acima).

Nigo se tornou um ícone fashion. Além de dono deste mini-império, é designer, DJ e teve expertise suficiente para transformar a BAPE em fenômeno de branding e marketing.

Começou sua lojinha (que se chamava “Nowhere”) em 1993 em Harajuku (distrito descolado de Tóquio) e traçou uma curiosa estratégia: produzia 50 camisetas transadíssimas. Trinta eram dadas a amigos moderninhos que circulavam pelas boates bacanas, dali viravam outdoors ambulantes. As outras 20, ele vendia na loja. Ousadia descompromissada que gerou um culto instantâneo a sua marca. Segundo Nigo disse numa entrevista, isto não foi premeditado. Ele apenas queria ser diferente e se distanciar da concorrência.


Foi crescendo e 15 anos depois é dono de uma fatia invejável do mercado de streetwear global.

Suas empresas envolvem a marca propriamente dita BAPE, as BAPE Stores, a linha de calçados da Foot Soldier, uma loja de peças-conceito (aquelas que aparecem em desfiles e quase ninguém entende ou acha que vai vender), a Bape Exclusive em Aoyama/Tóquio; também opera a Bape Cuts (uma barbearia transadíssima); um bar, o Bape Café & Gallery; uma gravadora, a Ape Sounds além das marcas APEE (voltada para o público feminino), a BAPY (de alta costura feminina) e a Bape Kids (infantil).


Suas lojas estão espalhadas pelo Japão (18 delas), Hong Kong, Taipé, Londres, Paris, Los Angeles e Nova Iorque.

Nigo tem metade do mundo Hip Hop entre seus consumidores. Assina ainda coleções de jeans com a Levi’s, tem uma sociedade com Pharrell Williams (do Neptunes) na loja de NYC e ainda com o rapper/produtor tem outros dois labels de streetwear, a Billionaire Boys Club (BBC) e a Ice Cream que fazem peças limitadíssimas e são vendidas a preços igualmente altos para endinheirados alternativos. Entenda-se que os tênis limitados da BBC (em parceria com a Reebok) tem entre 3 e 5 mil unidades produzidas (mais uma vez – estas quantidades eles consideram limitadas, “pouca coisa”!), que rapidamente se esgotam e são objetos de desejo no eBay (com lances mínimos de USD$ 500,00).


Antes que eu me esqueça, na falta do que fazer, Nigo ainda apresenta um programa (BAPE TV) na MTV do Japão, com seus hits preferidos do Hip Hop. Se você achar que pode associar o apelido dele com sua devoção ao Rap, esqueça. “Nigo” traduzido do Japonês quer dizer “número dois”.

E de número dois, este cara não tem nada.


Nas fotos, algumas peças da coleção de Outono/Inverno da BAPE (é inverno no hemisfério Norte).

A Minnie estilizada foi devidamente licenciada e autorizada pela Disney. Sinônimo da moral que o cara tem por lá.


Babou o suficiente? Não, então entre neste link e vá vendo as "lojinhas" da Bape pelo mundo...


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