sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Music Makes You Lose Control


Fechando a tampa de 2008, a Nielsen Co., que audita as vendagens de discos nos Estados Unidos mostrou que a Música vai muito bem obrigado, ao contrário dos detratores profissionais que insistem em falar que "o Music Business acabou". Vendas físicas caíram? Sim, com certeza e todo sentido (afinal você ainda tem hábito de comprar CDs?). Mas as vendas de downloads continuam em curva ascendente.
O que ocorre é que o mercado fonográfico passou a se basear nos últimos anos em lucros gerados pelas vendas de álbuns - o que cada vez mais se mostra incipiente quando falamos de vendas digitais: os consumidores definitivamente optam por comprar apenas as faixas que lhe agradam (e com isto, aquelas que "completam um disco" ficam encalhadas).
Trata-se ainda de um momento onde ambos artistas e gravadoras precisam se reinventar, focar em diminuir gastos e melhorar a qualidade (sim) dos seus singles. Tudo caminha para que os tais singles sejam os donos do mercado.
Note-se que o mercado antes se baseava em vendas de "tantos milhões de álbuns". Hoje, fala-se muito mais em "tantos milhões de visitas no MySpace". Já houve uma mudança, foi criada uma nova métrica. Isto vende? Não necessariamente. Mas já se "monetiza" isto. Já há um termômetro que aponta um caminho a ser seguido.

Na América, a venda de álbuns físicos caiu de 450 milhões para 362 milhões, enquanto a venda de álbuns digitais cresceu 32%, batendo o recorde de quase 66 milhões de unidades. Talvez pareça pouco, mas estamos mais uma vez falando de um segmento em fase de drásticas mudanças.
O campeão de vendas em CDs foi o rapper Lil' Wayne (2.88 milhões de unidades apenas nos Estados Unidos).
As vendas de singles digitais, feitas por sites como o iTunes, cresceram 27%, e pela primeira vez ultrapassaram a marca de 1 bilhão de unidades, com 1,07 bilhão de unidades vendidas. Nesse quesito, quem levou a primeira posição foi Rihanna, que vendeu quase 10 milhões de faixas online.

Continuamos a ver a Música ser consumida de modo frenético. Ainda há bastante a ser feito entre artistas e gravadoras para agradar ao novo consumidor 2.0 (aquele que faz comunidades, blogs, reclama, elogia e principalmente determina o sucesso - ou não - de um artista). Nos tempos atuais, este "cliente" mais do que nunca manda no mercado.

Para fechar o post, "Lollipop", um dos clipes de "Tha Carter III", do atual rei do mercado americano, Lil' Wayne. Além de ter o CD mais vendido do ano na terra de Obama, ele possui o maior número de indicações (seis) ao Grammy, que vai rolar em 08 de Fevereiro. Este single também é o campeão de vendas em Ringtones, com mais de 2 milhões de downloads em 2008.