domingo, 17 de abril de 2011

Joga na nuvem...

Mais resoluções de vida nova... Agora é tempo de praticar o desapego. A bela coleção de CDs que tenho no meu quarto vai ter de ir embora. Maldade talvez (admito), mas vou ficar com no máximo 25% do que tenho... Não sei se vou doar ou algo assim, mas cheguei a conclusão que desde a invenção do MP3, mexo mais no meu HD externo, que na estante abarrotada de álbuns. E sem papo de "o som do MP3 é abafado" e tal. Não sou purista a este ponto.Vou promover algumas sessões de catarse pessoal para ir me despedindo do acervo particular. Acho que há momento para tudo na vida. Inclusive virar páginas.

A galera de hoje em dia sequer (ou pouco) tem CDs. Passaram batido pelo vinil (ou caso sejam mais moderninhos - agora, querem mais é ter bolachas de vinil) mas o fato é que este "exercício do desapego" com eles é algo normal. Abrem a torneira (Internet), baixam o que bem entendem, ouvem mil vezes o que curtem e... enjoam. Não tem a relação que muita gente teve com viajar olhando uma capa de disco (de vinil), ou ficar folheando um booklet de um CD. A relação é de "uso" com a Música. Quando guardam é por um tempo. Depois precisando de espaço no HD, apagam tudo sem pena. E quer saber, talvez isto tenha algum sentido. Feng Shui digital. Eu ainda caduco que sou, insisto em ter o iPhone abarrotado de álbuns; dois HDs externos (de 1Tb cada) cheios de álbuns, singles e sets e aí me pergunto: prá quê?
Em breve a onda não vai mais ser baixar música mesmo. Cada vez mais estão se popularizando serviços on demand. Já é possível ir a uma biblioteca remota, montar as seleções que quer ouvir (com alta velocidade de conexão) e ouvir "o que não é seu". Aí voltamos ao "uso" da Música. A LastFM e o Pandora são os pioneiros neste lance. Mas existem alguns outros filhos que talvez você não conheça e eu recomendo uma fuçada tais como...
S
Spotify: este eu acho o melhor de todos - mas que tem de burlar a restrição do seu IP para ouvir aqui - mas é fácil, se quiser o Google te ensina.

Grooveshark: funciona sem problemas no Brasil e tem um ótimo banco de dados. Até algum tempo atrás existia na iTunes Store e no Android Market (e isto é "app" de colecionador - se você tem, nunca apague o aplicativo!).

StereoMood: que eu adoro - uma das ferramentas mais bacanas que existem. Você tem rádios pré-montadas que tocam Música de acordo com seu "estado de espírito". E-X-P-E-R-I-M-E-N-T-E!!!

TheHypeMachine: é perfeito para quem quer descobrir sons novos. Indies e Alternativos "moram" ali.

MixCloud: indicação obrigatória para quem curte Música Eletrônica. Os grandes DJs do cenário colocam seus sets e apostas sonoras ali
  
E acredite existem outros tantos (bons) que com tempo eu coloco mais links. Os caras conseguiram fazer com que ouvir Música se torne novamente uma experiência divertida.
E pense bem. Você não precisa mais ter tanta possessividade com seus CDs e arquivos. Para guardar arquivos então a gente tem que falar do MobileMe (da Apple) e do DropBox. Mas isto é assunto para outro post.
Como já dizia a Melô do Maluco, "aquela nuvem que passa lá em cima sou eu...". 
Fique tranquilo. Já é possível (e seguro) dizer: "A nuvem guarda prá você...".

Nenhum comentário: