quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Twitter. Evite o "momento Joey"...


Muita gente já ouviu falar no Twitter. Outros fazem aquela "cara do Joey" (do seriado Friends), quando ele finge entender algo mesmo sem saber nada do assunto ou acha que tem a ver com o homófono tweeter (aquele alto falante pequenino para altas frequências).
Como muitos detestam textos explicativos, eis abaixo um videozinho didático (2', em Inglês) que te explica o que é microblog, Twitter e por que voce deveria usá-lo. Notem que o YouTube já está monetizando a exibição dos vídeos com anuncios. Mas isto é assunto para outro post. E clique no X da propaganda, que ela sai da tela...

Agora se você já entendeu e criou a sua conta, ou mesmo se já está careca de saber do que estamos falando, o site Network World elegeu algumas ferramentas que podem incrementar seus tweets (o "ato de postar" algo no Twitter):

Tweet Deck: Um aplicativo criado pela Adobe perfeito para organizar a vida de pessoas que seguem outro monte de pessoas. Usando a plataforma básica do Twitter e tendo tanta gente frenética na lista (e isto não é um problema), com o Tweet Deck, fica melhor para visualizar tanta informação e postar sem precisar ir ao site do Twitter. Clique aqui se quiser conhecer melhor. Roda em Mac, Windows e Linux.

Twitter Fox: Um aplicativo do navegador Firefox para facilitar e agilizar seus microposts sem a necessidade de abrir o site do Twitter toda hora. É leve e se integra no seu navegador num pop up customizavel que te mostra um rápido resumo dos últimos posts que você recebeu. Você também coloca seus posts por ali, sem necessidade de sair de onde você está na Internet (ótimo para usar no trabalho - se você usa o Firefox). Clique aqui prá saber mais.

Twellow: Pessoas que tweetam, muitas vezes querem seguir mais e mais gente ou em algum momento não sabem mais como achar amigos no mundo Twitter. Para isto foi criada as Yellow Pages, aqui chamadas de Twellow. Encontra Tweets por palavras-chave e também informações nas bios dos usuários. Mais informações, aqui.

Tweeter Grader: Quão Pop você é no universo Twitter? Neste site você descobre numa escala de 0 a 100, sua "autoridade" na rede social Tweet. O cálculo é feito baseado no número, poder dos seus seguidores, frequencia de atualizações e se seu perfil está completo (ou não). Como grande parte das pessoas é competitiva, acaba sendo divertido... Mais detalhes, aqui.

TweetStats: Mostra gráficos coloridos com sua frequencia de tweets (por mês, por dia e por aí vai). Mais, aqui.

Tweettag: Ajuda você a achar posts com palavras-chave, no mundo tweet. Se no caso for uma tag popular, você ainda fica com uma nuvem de palavras relacionadas ali, para ajudar a expandir sua pesquisa. Mais detalhes? Aqui...

Uma das grandes vantagens dos micro-posts do Twitter que vale ser lembrada é que hoje você pode colocar seus posts por SMS ou navegando em celulares 3G.
A Twittermania não para de crescer. Não apenas pessoas, mas empresas, Mídia em geral, todos estão se conectando ao Twitter, a rede social que mais cresceu nos últimos tempos (o número impressiona, eles aumentaram 343% entre Setembro de 2007 e o mesmo mês em 2008).
Obrigado pela dica da matéria do Network World, Gianzito!

Nenhum comentário: