sábado, 22 de novembro de 2008

Muito prazer, Folha Seca.

Belas iniciativas merecem exposição.
Um grupo de estudantes da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ está trabalhando duro num projeto de um Eco Skate, feito de material orgânico. Batizado de “Folha Seca”, a matéria prima do bichinho é 100% natural e renovável. Feito basicamente com palmeira (palmito pupunha), uma bromélia (Curauá da Amazônia), bambu laminado e resina de base vegetal. Parece, mas não é madeira.Segundo eles explicam no blog deles, o bambu é um recurso não-madeireiro de rápida reposição natural e responsável pela alma do compensado, provendo flexibilidade. O Curauá, uma fibra natural extraída de uma espécie similar ao abacaxi, é responsável por dar resistência elástica ao compensado, aumentando o ponto de ruptura da colagem. A Pupunha fica então responsável pela dureza do compensado e, obviamente, pela estética superficial do skate.
Explicada a bula, o bacana é que o resultado do empenho dos caras chegou longe. Foram finalistas da Volvo Sports Design 2008 (na categoria EcoDesign) e de fato o produto final é muito bonito. Pena que ainda não está sendo comercializado.Quem quiser acompanhar a trajetória do (belo) projeto, visite o blog deles, aqui.
Havia uma matéria que fizeram com eles no Jornal Hoje, há um tempinho atrás neste post. Mas a Globo.com resolveu colocar o conteúdo apenas para assinantes. Sábia decisão a deles (!!!!). Devem estar podres de ricos com estas decisões.

Nenhum comentário: