terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Air Force One. E não é o avião presidencial.


Confesso que na minha lista de marcas prediletas, a Nike aparece pouco entre meus fabricantes prediletos (ao menos no segmento streetwear). Mas eles estão fazendo o “trabalho de casa” deles com inteligência e recuperando o território que perderam para Puma, Adidas e a Converse.

Dentre os modelos que vem ganhando coleções cheias de hype e cada vez mais ganham adeptos e fãs, está o clássico Air Force One que surgiu em 1982, mas naquela época (logo depois na verdade), foi descontinuado. Quatro anos depois (1986), houve o relançamento do modelo (que deveria ter o nome de Air Force 2, né?), com algumas modificações, mas a essência do modelo estava mantida e eternizada ali.

Ano passado (2007), com a edição que comemorava os 25 anos de lançamento do AF1, a Nike viu renascer de forma avassaladora o culto àquele modelo. De jogadores de Basquete a PopStars, Rappers e formadores de opinião gringos, todos voltaram a falar do Air Force One.

No último feriado de Ação de Graças (o ThanksGiving) dos americanos, houve o lançamento de mais uma edição-limitada, chamada de Black Friday, apadrinhada pelo DJ Clark Kent.

E tome montes de chamadas e destaques na Mídia afora.
Acredite, a foto abaixo, foi registrada em Boston, no dia do lançamento do AF1 Black Friday (sim, americanos adoram fazer fila para qualquer lançamento. Eita povo organizado e consumidor!).
O DJ Clark Kent foi convidado a fazer um mixtape comemorativo para a data, que pode ser baixado aqui.

Definitivamente a linha streetwear/vintage revamped da Nike não está resumida ao Air Force One (muito pelo contrário). Mas ali há sim, um belo trabalho com a marca junto a um segmento de consumidores, digno de tirar o chapéu pros executivos da empresa.
Fotos, fontes e infos: HighSnobiety, NiceKicks e SneakersBR.

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