sábado, 6 de dezembro de 2008
Reciclar lixo é inviável. Humpf.
Fiz uma constatação infeliz hoje: é complicado tentar fazer uma campanha séria para que as pessoas reciclem o lixo em suas casas e edifícios. Após um embate na reunião de condomínio do meu prédio hoje a tarde, fui convencido que é inviável juntar todo o lixo separado e esperar uma semana pela coleta. Sim, pois é, a Comlurb (RJ) só faz a tal coleta seletiva (na minha rua pelo menos), às Segundas-feiras.
Cheguei a ir com o faxineiro do prédio para ver a quantidade de lixo que é gerado no condomínio e vi que por falta de espaço não haveria como esperar dias com todos aqueles sacos.
Temos de reclamar não apenas com a Companhia de Limpeza Urbana de nossas cidades, mas com organizações que possam ajudar a fazer com que a coleta de lixo seletiva, seja feita todos os dias. Só assim a coisa pode engrenar.
Se quiser, verifique você mesmo o dia que há a coleta na sua rua, clicando aqui se você mora no Grande Rio ou aqui, se você mora na Grande São Paulo.
ATUALIZAÇÃO DO POST: Um pouco depois deste post subir, o Álvaro (um amigo das antigas) me apresentou a Recicloteca (Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente). Dentre as ótimas informações que eles colocam no site, há este link com entidades que recebem os recicláveis em cidades do Brasil. Resta saber se eles recolhem o material para reciclar. Se não, obrigar os condomínios e casas a levar seu lixo já complica a prática a se tornar real.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
hehehe, muito bom esse aqui...
Cláudio,
Em primeiro lugar parabéns pelo blog. Está muito bom e com notícias de interesse geral, o que é raro em alguns blogs (leitura do próprio umbigo).
Quanto à esse item em questão, concordo com a sua observação. Contudo, vc pode se informar qual a Cooperativa de Catadores atende à sua rua. Muitas vezes, eles são mais efetivos que a Comlurb. Muito provavelmente os seus porteiros já devem tratar com quem compra papel, vidro etc.
Procure maiores informações nesse site, pertinho de vc (eles ficam na Paissandu):
http://www.recicloteca.org.br/
Postar um comentário